Prove Santarém

De 12 a 22 de Abril, em Santarém

APTECE promove iniciativa
“Prove – Sabores e Histórias de Comer e Chorar por Mais”

A partir de amanhã, a cidade de Santarém vai acolher a iniciativa “Prove – Sabores e Histórias de Comer e Chorar por Mais”, organizada pela APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia). Entre os dias 12 e 22 de Abril, 15 restaurantes vão incluir nas suas ementas os mais tradicionais pratos portugueses da cidade com o objectivo de promover as tradições gastronómicas locais.
Desde a Sopa da Pedra, à Caldeirada à Ribatejana, passando pelos afamados doces conventuais Celestes de Santa Clara, estas são algumas das iguarias da cidade em destaque, durante 10 dias, na iniciativa “Prove Santarém”. São 15 os restaurantes aderentes – Taberna do Quinzena 1, Taberna do Quinzena 2, O Saloio, Taberna do Geraldo, Taberna do Gaio, O Chicote, Chico Elias, Remédio D’Alma, O barrigas, Almourol, Palhinhas Gold, Taberna do Alfaiate, Condestável do Luís Suspiro, Restaurante Ribatejana, e a Taverna Antiqua. Cada restaurante disponibiliza um menu com três pratos regionais, divididos em entrada, prato principal e sobremesa.
Para José Borralho, presidente da APTECE, “estas iniciativas pretendem aliar o sabor e degustação ao conhecimento e história das nossas tradições. Trata-se de valorizar e promover ingredientes, alimentos e tradições gastronómicas de cada uma das regiões portuguesas, contribuindo para uma prática de cross-selling regional”.
O Porto foi a primeira cidade portuguesa a receber esta acção organizada pela APTECE e percorrerá várias cidades de Norte a Sul do país. Évora será a próxima cidade a receber o evento que alia a história, tradição e gastronomia de 28 de Abril a 8 de Maio.
As iniciativas “Prove” fazem parte do projecto “Portugal Exclusivo – Comida com histórias” co-financiado pelo COMPETE | SIAC
Datas dos próximos “Prove”:
• Prove Évora – 28 de Abril a 8 de Maio
• Prove Espinho – 22 Maio a 1 de Junho
• Prove Vila Nova de Milfontes – 6 a 15 de Junho
• Prove Vila Real – 19 a 28 de Junho
• Prove Viana do Castelo – 1 a 10 de Setembro

Para mais informações sobre a APTECE consulte: www.portugal-aptece.com

APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia
A APTECE foi criada com a missão de preservar, construir ou reconstruir identidades regionais, ajudando a desenvolver e promover as suas culturas culinárias e gastronómicas locais. Tem procurado estar presente nas principais feiras internacionais relacionadas com Turismo e Culinária, com os apoios de algumas organizações e instituições, não só estatais (por exemplo: Ministério da Agricultura), mas também com o apoio de Associações como a Portugal Foods e da Inovcluster. A APTECE, é membro da World Travel Food Association, líder na promoção do turismo de culinária a nível mundial, hoje com mais de 18 mil membros.

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s