De 28 de Abril a 8 de Maio, a cidade de Évora recebe a iniciativa “Prove – Sabores e Histórias de Comer e Chorar por Mais”. Organizada pela APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia), conta com a participação de 20 restaurantes que vão incluir nas suas ementas algumas das mais tradicionais iguarias da cidade.
Migas à alentejana, ensopado de borrego, sopa de cação ou sericaia são só alguns dos pratos que podem ser degustados nestas duas semanas de comer e chorar por mais nos 20 restaurantes aderentes – Cartuxa Wine and Flavours, Fialho, Dom Joaquim, Lopes, O Garfo, A Muralha, Luar de Janeiro, Café Alentejo, Martinho da Arcada, Vinho e Noz, Cozinha Sto. Humberto, Restaurante S. Luís, Restaurante Medieval, A Choupana, O Giraldo, A Moagem, O Alpendre, Aqui Jardim, A Horta e A Convenção. Cada restaurante oferece um menu de três pratos regionais, divididos em entrada, prato principal e sobremesa.
“Esta iniciativa reflecte a filosofia de acção da APTECE, que surgiu no final de 2012, e que tem como objectivo impulsionar a economia portuguesa através da promoção da culinária regional como património cultural, local e nacional e elemento estratégico para desenvolvimento da economia local”, refere José Borralho, presidente da APTECE.
As iniciativas “Prove” fazem parte do projecto “Portugal Exclusivo – Comida com histórias” co-financiado pelo COMPETE | SIAC, tiveram início no Porto, e vão percorrer Portugal de Norte a Sul. A próxima cidade a receber o evento será Espinho, de 22 de Maio a 1 de Junho.
Datas dos próximos “Prove”:
- Prove Espinho – 22 Maio a 1 de Junho
- Prove Vila Nova de Milfontes – 6 a 15 de Junho
- Prove Vila Real – 19 a 28 de Junho
- Prove Viana do Castelo – 1 a 10 de Setembro